top of page
  • Foto do escritorSapatinho de Luxo

Profissão designer de sapatos

Atualizado: 14 de abr. de 2020



Hoje vamos trazer um papo sobre uma profissão que não ouvimos muito falar, mas que é essencial para todas as SDLLovers: designer de sapatos. Chamamos a Amanda Cristofoli, que é designer aqui da Sapatinho de Luxo para bater um papo com a gente e desvendar o processo de criação dos nossos tão amados sapatinhos!


Como foi que você começou na carreira de designer de sapatos?

Meu amor por moda e pelo universo dos sapatos começou quando eu ainda era muito pequena. Desde criança convivi dentro de uma fábrica de sapatos, em volta de revistas, materiais e tudo que o universo do desenvolvimento de produto abrange. Quando eu tinha, mais ou menos oito anos, já falava que iria cursar moda, trabalhar com isso, viver viajando e buscando tendências. Claro que eu era muito influenciada, porque que via meu pai, a pessoa que me inspirou a seguir nessa profissão, fazendo. Mais ou menos com quatorze anos, ia para escola de manhã e trabalhava na modelagem de uma das fábricas do meu pai a tarde. Foi assim, por quase um ano, aprendendo sobre sapatos e sobre o processo de desenvolver. Quando me formei no ensino médio, prestei vestibular para moda, ingressando na universidade juntamente com o trabalho em um escritório de desenvolvimento de coleções. Com aproximadamente dezoito anos, decidi que queria viver uma experiência longe do Brasil, indo morar em Montreal no Canadá, para estudar francês. A experiência foi incrível, pois pode me proporcionar um olhar diferente sobre as pessoas, culturas e sobre o jeito que a moda se desenvolve. Retornando ao Brasil, retomei a faculdade e comecei a trabalhar novamente com moda e é claro, sapatos! Acreditei que era a hora de adquirir novas experiências, com pessoas que pudessem me fazer aprender e crescer ainda mais dentro da minha profissão, agregando o conhecimento que já tinha, com o conhecimento de um novo lugar. Logo que me formei na universidade, comecei a trabalhar em um grupo de marcas de sapatos, onde fiquei por oito anos. Após um ano longe dos estudos, senti a necessidade de voltar a aprender sobre o processo de criar e então decidi fazer uma pós graduação em Design estratégico, um curso da Universidade Unisinos em parceria com a Politecnico di Milano. Após esses oito anos de muito aprendizado, decidi que era a hora de partir para um novo desafio e entrei para o time Sapatinho de Luxo! Hoje já faz quase dois anos que trabalhamos para criar sapatos que consigam unir tendência, conforto e deixar nossas clientes ainda mais lindas e estilosas!


Onde você busca inspirações?

Buscar inspirações para mim é um grande mix de informações de diversas áreas e assuntos. As inspirações vem de uma junção de muita pesquisa, através de sites, viagens, revistas e comportamento de consumo. É uma busca constante por entender o que de fato está acontecendo com o mundo e com as pessoas, nos mais diversos assuntos. Tudo isso me inspira a criar e perceber algo novo. Uma tendência de comportamento, um lugar, uma viagem, uma imagem... qualquer um desses itens podem inspirar e ativar nosso histórico e memória, para juntos criarem algo novo. Sempre acreditei que inspiração é a junção de tudo que temos arquivado em nossa memória, com os novos arquivos que vamos criando através das novas experiências que vamos acumulando. Se inspirar é acessar as memórias antigas e conecta-las com o conhecimento e a pesquisa atual. Em um mundo em que experienciamos tantas coisas todos os dias, para se inspirar basta olhar com atenção para as diversas situações do nosso cotidiano. Qual o modelo de sapato você mais usa? Confesso que por amar sapatos tenho muitos estilos que mais uso. Porem, no atual momento da minha vida, estou priorizando o conforto, então os modelos de tênis e sapatilhas tem sido as minhas principais escolhas para o dia a dia. Mas admito que sou apaixonada pelo tradicional scarpin clássico de bico fino e salto fino, que além de alongar as pernas, deixa a postura super elegante! E quais três sapatos que toda mulher tem que ter em casa? Vamos falar de três atributos que para mim são essenciais na vida de uma mulher: conforto, personalidade e elegância. Portanto três sapatos essenciais no meu closet são: um bom e estiloso tênis, uma sandália salto médio para todos os dias e todas as horas e um scarpin de bico fino e salto alto.


Quais dicas você daria para quem quer ingressar na profissão? Como em qualquer profissão que você ingressa, para mim o sucesso vem de dois ingredientes simples e fundamentais: amor pelo que se faz + dedicação e muito estudo. Amor para transpor com leveza todas as tarefas do seu dia a dia que não são glamorosas, que não envolvem prazer e sim dever. Porque em todas as profissões, temos atividades que gostamos e outras que não gostamos tanto assim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trabalhar com criação de produto é algo árduo, que requer muita dedicação, muitas horas de trabalho, mesmo quando sua cabeça não consegue mais pensar em como resolver. Você tem que ser criativo e tentar achar a saída mais viável para materializar o que idealizou no papel. São tantos testes, tantos momentos de “crises criativas”, tantos momentos de “não está dando certo” para que, enfim, tudo comece a sair do jeito que você idealizou. Se você não tiver uma paixão verdadeira pelo processo, acaba se desestimulando e desistindo. Dedicação e muito estudo pois, como qualquer profissão, o conhecimento, a pesquisa e o estudo te dão a oportunidade, o poder e a capacidade para resolver melhor os problemas do dia a dia. Quem pensa que moda é um assunto que não necessita de constante acompanhamento de tecnologias, inovações e tendências, não será capaz de sobreviver a rotina que o trabalho exige. Conectar a criatividade com o conhecimento te dá a base perfeita para encarar todos as adversidades que a profissão exige.

bottom of page